Gestão e Economia

GESTÃO PÚBLICA

A gestão pública vem evoluindo nas últimas décadas, deixando de ser somente um modelo burocrático que privilegia mais a forma de execução do que seus próprios resultados. A moderna gestão pública, ao contrário, visa alcançar resultados mais eficazes, com custos mais racionais, principalmente no momento de escassez de recursos financeiros aos quais o poder público, bem como a sociedade, vem vivenciando.

Desta forma a gestão pública que nos propomos executar no município de Juiz de Fora visa a utilização racional dos meios e dos recursos humanos, materiais e institucionais para a prestação de serviços públicos de qualidade e com igualdade para todos os cidadãos, pois estes além de serem contemplados com estes serviços, devem se beneficiar com os mesmos, obtendo assim um ganho real de qualidade de vida.

Para a implementação deste modelo devemos ter como os principais pilares:

- O envolvimento dos cidadãos, proporcionando espaços para que a população possa discutir e opinar sobre as reais necessidades de sua comunidade.

- A inovação tecnológica, que possibilita maior acessibilidade do cidadão aos serviços públicos e informações sobre a administração pública, gerando maior efetividade e transparência, fortalecendo o controle social.

- O investimento continuo no servidor, aprimorando suas condições de trabalho e estimulando a sua participação no planejamento e nas ações de aperfeiçoamento da gestão pública.

 

SÍNTESE DAS PROPOSTAS

- Desenvolver estudos para a implantação da política de “Acordo de Resultados”, através do estabelecimento de contratos de gestão para os órgãos do poder público municipal, no qual serão fixadas metas e indicadores de desempenho em torno de objetivos que atendam os critérios de eficiência, eficácia e efetividade de políticas públicas.

- Criar o programa “PJF+Digital”, com serviços via internet, principalmente na área tributária (certidões, emissão de documentos para pagamento, parcelamento de débitos e consultas), facilitando o acesso das informações para o cidadão.

- Criar o projeto “Prefeitura Itinerante”, aproximando o poder público da sociedade.

- Buscar a modernização administrativa, a partir da descentralização das ações, da criação da Ouvidoria Municipal e do desenvolvimento do Orçamento Participativo.

- Desenvolver mecanismos de comunicação capazes de difundir as propostas do Governo, gerando adesão e mobilização, permitindo o controle social, além de implantação da TV Cidadania, canal digital público criado para exibir, discutir e atender demandas da comunidade e entidades da sociedade civil.

- Efetivar o Plano Municipal de Desenvolvimento Comunitário, o Pró-bairros, através de maiores investimentos e captação de recurso para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Comunitário.

- Buscar recursos para investimento em tecnologia da informação, de modo a fomentar a eficácia nas ações realizadas pela administração pública.

- Valorizar as decisões relacionadas à gestão pública originadas dos conselhos municipais.

- Realizar concursos públicos de abrangência em setores estratégicos da administração, garantindo a continuidade das ações da máquina administrativa.

- Ampliar o programa de capacitação continuada do servidor público, através da Escola de Governo itinerante, valorizando o corpo de profissionais existente nas unidades administrativas, com relação à disseminação do conhecimento.

- Promover o aperfeiçoamento do Plano de Saúde do Servidor (PAS-JF).

- Ampliar as ações de fortalecimento do Regime Próprio de Previdência do Servidor (RPPS).

- Discutir com os profissionais a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores.

- Ampliar ações que visem propiciar qualidade de vida aos servidores municipais, através do Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida do Servidor.

- Promover melhoria nas condições de trabalho nos setores da administração, investindo na reestruturação dos processos de trabalho, ambientes, equipamentos e tecnologia.

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