SET

09

2016

Inovação

Programa de internet gratuita é expandido para calçadões do Centro

Acessível é como a servidora pública Magda Adélia Victor, 45 anos, define o programa “JF + Digital”, que disponibiliza internet gratuita em 11 áreas públicas de Juiz de Fora, desde julho de 2015. Para ela, que se conectou pela primeira vez nesta quinta-feira (8) no wi-fi do Parque Halfeld, o serviço traz facilidades para quem tem o pacote de dados limitado: “É uma boa iniciativa, porque o pacote de dados normalmente não dura muito. Eu, por exemplo, que estou aqui descansando durante o meu horário de almoço, vou poder utilizar as redes sociais e até mesmo ver um saldo de cartão”.

Segundo o estudante de engenharia de produção, Lucas Crisóstomo, 18 anos, o serviço é muito bom e ajuda em muitas situações: “Já aconteceu de eu estar na rua e precisar saber onde fica uma determinada loja e utilizar o wi-fi do Parque Halfeld para acessar a internet e verificar o endereço. Muitos dos meus amigos também vêm para a região central da cidade para jogar Pokémon Go e utilizam a internet gratuita”.

Atualmente o “JF+Digital” já recebeu mais de um milhão de acessos, totalizando cerca de 80 mil usuários ativos. Além dos sete locais que receberam inicialmente o serviço, a partir de agora a população também terá acesso ao wi-fi nos calçadões das ruas Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore e São João. O sinal já está liberado e para quem já é inscrito não será necessário realizar novo cadastro.

O programa, que funciona em parceria com a empresa Virtual Telecom, tem como objetivo promover a inclusão digital de forma democrática e gratuita. Os demais locais que contam com o sinal são: Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU); Parque Halfeld; praças Coronel Geremias Garcia (Benfica), Alfredo Lage (Manoel Honório), Armando Toschi – Ministrinho (Jardim Glória), Antônio Carlos, Doutor João Penido (Praça da Estação). A proposta é ampliar o acesso da inclusão digital para outros pontos e praças da cidade.

Como utilizar o serviço

Para utilização do serviço, no primeiro acesso, o usuário deve efetuar um breve cadastro, que estará associado ao seu dispositivo (sendo permitido apenas um cadastro para o mesmo dispositivo). Conectando-se à rede “PREFEITURA_JFDIGITAL”, o usuário será redirecionado para a tela do “login” e poderá acessar o sistema em qualquer local onde haja cobertura. A Virtual Telecom oferece suporte técnico pelo e-mail suporte@jfmaisdigital. com.br.