JUN

19

2017

Inovação

Juiz de Fora está entre as 25 cidades mais inteligentes do Brasil

Juiz de Fora está entre as cidades mais inteligentes e conectadas do país. A avaliação é do Ranking Connected Smart Cities, elaborado pelo Urban Systems e publicado com exclusividade pela Revista Exame. Do ano passado para cá, a cidade subiu quase 10 posições, e agora é a segunda de Minas Gerais mais bem posicionada na lista. É com orgulho que o prefeito Bruno Siqueira recebeu essa avaliação, já que, desde que assumiu a gestão, importantes ações foram executadas para aproximar o cidadão do Poder Público. E tantos recursos não indicam só inovação, é a criatividade de uma gestão que não produziu despesas ao juiz-forano para evoluir.

Mais do que o nível de conectividade, os mais de 70 quesitos do ranking avaliam a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Smart City é o conceito de cidade que usa a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os municípios mais eficientes e sustentáveis.

Algumas ferramentas se destacam nessa evolução da cidade no ranking nacional. Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais a aderir ao Colab.re, plataforma que permite que o cidadão envie fiscalizações, propostas e avaliações de serviços públicos direto ao Poder Público.

Na mobilidade urbana, a Prefeitura implantou o Citta Mobi, aplicativo que integra o projeto "No Ponto", e informa ao usuário sobre linhas de ônibus, tempo de espera e veículos adaptados. São mais de 35 mil usuários ativos e cerca de 250 mil downloads. 

Em 2016, a administração municipal lançou ainda o Descarte.me. O app fornece informações sobre a linha e horário em que o caminhão de coleta passará na rua do usuário. Além de facilitar a fiscalização do serviço, o uso da ferramenta evita que os resíduos fiquem expostos na calçada mais tempo que o necessário.