OUT

12

2016

Educação e Cultura

Bruno vista exposição no Museu Mariano Procópio

Há pouco mais de um mês, o Museu Mariano Procópio abriu parcialmente suas dependências, com uma exposição que já levou mais de 3 mil pessoas à Galeria Maria Amália. A exposição "Esplendor das Formas: Esculturas no Acervo do Museu Mariano Procópio” apresenta 200 peças dos séculos 19 e 20 e proporciona uma experiência diferenciada para quem visita. 

 Na manhã desta quarta-feira, 12, durante o cumprimento da agenda de campanha, o candidato Bruno Siqueira esteve no Museu para verificar o andamento da exposição e foi recebido por algumas famílias, que aproveitaram o feriado para conhecer a mostra e poder retornar ao Museu. Somente neste feriado, a mostra registrou cerca de 700 visitas.

 Para a abertura do espaço e da exposição, o lanternim e a clarabóia que cobrem o espaço passaram por restauração. O Museu ficou fechado por mais de oito anos, desde 2008. O espaço que antes apresentava risco de queda e vazamentos no telhado, agora pode ser contemplado por toda a população, que tem a oportunidade de se reaproximar do Museu e verificar cada detalhe do trabalho.

 A exposição ficará aberta por seis meses e pode ser visitada entre 10h e 16h, de terça a sexta-feira. Por questões de segurança do acervo e do público, o fluxo máximo permitido é de 50 visitantes, com entrada de outros à medida que as pessoas deixem a galeria. 

 Desde antes de assumir a administração municipal, o prefeito Bruno Siqueira iniciou os contatos com os governos Federal e Estadual em busca de recursos para a reabertura do Museu. Até o momento, R$ 5,5 milhões já foram liberados e estão sendo utilizados na execução das obras.

 A Galeria Maria Amália, cujo nome foi escolhido por Alfredo Ferreira Lage em homenagem à sua mãe, foi inaugurada em 13 de maio de 1922, seguindo o modelo das grandes Galerias de Arte do século XIX. As demais dependências do Museu, como a Vila Ferreira Lage, continuam fechadas para reformas e podem receber três tipos de visitas monitoradas, além das espontâneas: guiada, interativa e técnica, todas destinadas a grupos específicos. As instituições interessadas em participar das visitas monitoradas podem realizar o agendamento prévio.

Obras serão continuada no Museu

 Além de buscar desenvolver e implantar o Plano Municipal de Turismo, garantindo a atuação do Conselho Municipal de Turismo e a viabilização do Fundo Municipal de Turismo, criando um marco regulatório e fortalecendo a gestão do setor no município, a administração vai continuar as articulações, junto aos governos Estadual e Federal, para prosseguir com as obras do Museu Mariano Procópio. À medida que os trabalhos forem sendo concluídos, os ambientes serão abertos para visitação.