OUT

13

2016

Transporte e Mobilidade

Área Azul de JF ganha prêmio de melhor estacionamento em vias públicas do Brasil

A Área Azul de Juiz de Fora foi eleita, no último dia 6, o melhor estacionamento em via pública do Brasil, levando o Prêmio TOP Abrapark 2016, pela Associação Brasileira de Estacionamentos (Abrapark) e pelo International Parking Institute (IPI). A premiação, que foi concedida à empresa responsável pela implantação da tecnologia, é a principal do segmento e levou em consideração critérios como conceitos inovadores e originais, operações, gerenciamento e construção dos estacionamentos.

O sistema rotativo pago e totalmente digital, implantado na administração do prefeito Bruno Siqueira, se tornou um case de mobilidade urbana, com um dos sistemas mais modernos em gestão de estacionamento em via pública do mundo, estando ao lado de capitais como Nova York, Paris e Londres.

Juiz de Fora foi a primeira cidade mineira a adotar o sistema, que atualmente conta com 2.570 vagas. Além de mais moderno e eficiente, a Área Azul beneficia o cidadão com a praticidade na hora de adquirir os créditos, já que são sete meios de compra disponíveis, garantia de rotatividade e democratização das vagas, menos interferência no trânsito na hora de procurar vagas, mais transparência e melhor fiscalização sobre a empresa prestadora do serviço e desenvolvimento do comércio local.

Assim como a área azul, outras ações empreendidas ao longo destes 3 anos e 9 meses buscaram recolocar Juiz de Fora como referência em mobilidade. Medidas como a implantação do binário em mais de 3.100 metros da Avenida Brasil, beneficiando cerca de 30 mil automóveis e 89 linhas do transporte público, que transporta em média 107.404 passageiros. A expansão das faixas exclusivas para ônibus, que teve como resultado redução de até 33% no tempo de viagem de algumas linhas que utilizam as vias exclusivas. A construção das pontes Engenheiro Luiz Ernesto Bernardino Alves Filho, Wilson Jabour Júnior e Wandenkolk Moreira, que além de compor o binário, auxiliam na organização e fluidez do trânsito nas margens da Avenida Brasil.